Páginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Teoria do caos

Para a física e amatemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela ação e aiteração de elementos de forma praticamente aleatória. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de fatores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.
É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa idéia faz sentido. Imagine que, no passado, você tenha perdido o vestibular na faculdade de seus sonhos porque um prego furou o pneu do ônibus. Desconsolado, você entra em outra universidade. Então, as pessoas com quem você vai conviver serão outras, seus amigos vão mudar, os amores serão diferentes, seus filhos e netos podem ser outros...
No final, sua vida se alterou por completo, e tudo por causa do tal prego no início dessa seqüência de eventos! Esse tipo de imprevisibilidade nunca foi segredo, mas a coisa ganhou ares de estudo científico sério no início da década de 1960, quando o meteorologista americano Edward Lorenz descobriu que fenômenos aparentemente simples têm um comportamento tão caótico quanto a vida. Ele chegou a essa conclusão ao testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar. Um dia, Lorenz teclou um dos números que alimentava os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, esperando que o resultado mudasse pouco. Mas a alteração insignificante, equivalente ao prego do nosso exemplo, transformou completamente o padrão das massas de ar. Para Lorenz, era como se "o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas". Com base nessas observações, ele formulou equações que mostravam o tal "efeito borboleta".

Créditos:

http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-a-teoria-do-caos

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

12/12/12

Pode ser que para você seja apenas mais um dia, mas para os esotéricos e até para os supersticiosos, hoje a combinação 12/12/12 traz grande energia. Há vertentes de teóricos da conspiração que inclusive acreditam que este seja o início do fim, considerando a famijerada data 21/12/2012.
 
Mas acima de qualquer crença, a coincidência numérica não deixa de ser curiosa. Por um segundo, a coincidência de “dozes” vai ser maior ainda. Às 12:12:12, a data terá, unida ao horário, nada menos do que seis repetições do “número cabalístico”.
 
A repetição do mesmo número da data só acontecerá novamente no dia 1º de janeiro de 2101. Ou seja, o calendário só terá os mesmos números em dia, mês e ano daqui a quase 89 anos.
 
Trata-se de um número sagrado e serve para medir os corpos celestes, assim como os doze meses do ano. Doze foi os discípulos de Jesus, 12 os frutos do Espírito Santo, 12 as tribos de Israel, 12 os filhos de Jacob, 12 vezes apareceu Jesus Cristo depois de morto.
 
O 12 se considera passivo e é o sinônimo da perfeição. Doze vezes 30 graus formam os 360 graus da circunferência.
 
Os caldeus, os etruscos e os romanos dividiam a seus deuses em 12 grupos. O deus Odin escandinavo tinha 12 nomes, do mesmo modo que os rabinos sustentavam antigamente que o nome de Deus se compunha de 12 letras. Adão e Eva foram expulsos do Paraíso às 12 horas do meio dia. São 12 as pedras preciosas da Coroa da Inglaterra, 12 as portas da cidade de Jerusalém e 12 os anjos que as custodiavam, segundo o Apocalipse. Segundo João, o Evangelista, em Jerusalém viverão 12 mil homens eleitos.
 
O 12 representa o sacrifício no Tarô. Nos 12 primeiros arcanos deste jogo se encontra a chave do total de cartas que o compõem. Em Atenas se adotou o sistema decimal e Platão admitia 12 deuses em sua República. Também havia 12 deuses primitivos entre os japoneses. O 12 é o número do justo equilíbrio, a prudência, a forma graciosa. Para os etruscos o céu tinha 12 divisões pelas as quais o sol passava todos os dias, e dividiam suas possessões em 12 províncias. As 12 é a hora do cenit do sol, e 12 é o número da esfera do relógio.

Há quem diga que o mundo vai acabar em 10 dias. Outros dizem simplesmente que ele está recomeçando. De qualquer forma, esta quarta-feira é dia 12 de dezembro de 2012, ou 12/12/12, e há quem acredite que o mundo começa sua fase de “términos” a partir de hoje. Para quem ainda não reparou, 12/12/2012 são os mesmos números ao contrário de 21/12/2012, data marcada para o “fim do mundo”. Uma comunidade em São Tomé das Letras (MG) começa a se preparar nesta quarta-feira para o temido 21 de dezembro. Entre aniversariantes do dia e numerólogos, muitos creem que, acabando ou não, a fase traz novos começos.
Segundo a psicóloga e astróloga Zelinda Orlandi Hypolito, a data está finalizando uma sequência numérica que não vai se repetir por muito tempo, afinal, não temos o mês 13, portanto essa é a última vez no milênio que iremos repetir os mesmos dígitos em dia, mês e ano. Ela explica ainda que, segundo cálculos da numerologia, a soma dos números da data equivale ao 11, considerado um dos números mestres do estudo. “O número 11 representa ‘aquele que passa a mensagem’. É o número de Jesus, aquele que veio passar uma mensagem e iniciou um novo ciclo”, explica ela.

E aí leitores.. vocês acham que é uma data especial ou não?
Comentem...

Créditos:

http://m.g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/12/121212-para-numerologos-data-inicia-preparacao-para-fim-do-mundo.html

http://www.pagina3.com.br/blog/2012/dez/12/1/12-12-12-no-minimo-curioso

domingo, 9 de dezembro de 2012

Abduções extraterrestres

As histórias sobre abduções são variadas. Muitas pessoas espalham na internet casos realmente arrepiantes... se fossem verdadeiros. O problema é que a porcentagem de casos verdadeiros de abduçao é baixa. Muitas pessoas criam essas histórias para impressionar ou mesmo em uma tentativa louca e desesperada de fazer com que os céticos abram as mentes para as coisas que apesar de estranhas e raras, são naturais no nosso universo.
A clássica narração da abduçao é a seguinte: geralmente as pessoas dizem avistar uma luz descendo do céu, e logo em seguida sentem como se estivessem paralisadas, sem conseguir gritar, correr, ou ligar para alguém. Algumas dizem que são puxadas para o interior da nave, outras dizem que os extraterrestre descem e até conversam por telepatia. Depois desse primeiro contato elas não são transportadas para outro planeta, apenas permanecem dentro da nave, onde acontecem supostas pesquisas. Geralmente aparecem com manchas na pele, sinais ou pequenas cicatrizes. Daí em diante os contos variam de acordo com a imaginação. Mas o mais comum é sobre o interesse dos ets nos órgãos sexuais humanos. Porém essa loucura sobre relações sexuais entre humanos e alienígenas, homens que tem seus testículos arrancados, ou que são trancados em uma sala esterilizada e recebem uma jovem etezinha com cheiro de eter ou amoniaco, que ele que engravidar, ou mesmo mulheres com bebés híbridos na barriga... Isso é sensacionalismo. Sinto desaponta-los caros leitores, mas essa tara dos extraterrestres por nossos órgãos reprodutores e sexuais é demasiado exagerada. A verdade é que as pessoas tendem a pôr sexualidade no meio de tudo. Um estupro dá mais audiência na mídia do que um assassinato, um casal transando em uma praça pública é mais interessante do que um homem apontando um revólver na cabeça de alguém... E por aí vai. Mas os ets, coitados, eles não... Só querem... bom, vai saber o que querem. Mas o fato é que não vale colocar títulos neles como vilões ou mocinhos, psicopatas ou tarados bonzinhos. Nem um extremo nem outro. A verdade é que nem todo et é bom. E isso não por ser et.
Bem, depois de deixar claro que ets tem interesse na nossa sexualidade da mesma forma que tem nas outras questões terrestres, nem mais, nem menos, vamos continuar a falar das abduções. Geralmente as pessoas ficam horas e até dias sem serem vistas, e quando voltam, tem suas lembranças alteradas e algumas vezes apresentam um estado de choque. Mas não há como ter certeza se o que ocorreu foi uma abduçao sem antes realizar exames detalhados, clínicos e psiquiátricos. E aí entra a hipnose. É um dos meios mais frequentemente utilizados em supostos casos de abduçao. O problema é que não basta isso. Existem pelo menos três fatores que influenciam a vítima. O primeiro e mais comum é ele ou ela estar mentindo. Com a consciência de estar mentindo, a pessoa pode inventar detalhes que fazem tudo parecer real. Marcas na pele, cortes, marcas no cHão onde ocorreu a suposta abduçao, etc. Outro fator importante é que que algumas pessoas são influenciada pelo próprio sub-consciente ou pela opinião de terceiros, podem ter sofrido um acidente, uma queda, batida de carro... e as vezes acabam confundindo isso com abduçao. E tem ainda um fato curioso, o chamado "tempo perdido", isso já aconteceu com quase todo mundo. Sabe aquela sensação de terem se passado horas em apenas alguns minutos? Por exemplo, você dorme as 9 da noite, e quando acorda, achando que se passou apenas uns 30 minutos, o dia já amanheceu. Alguns "perdem" horas e até dias. Esse fenômeno é considerado psicológico, e ainda não foi encontrada uma explicação exata nem por médicos, nem por cientistas. Esses fatos citados acima podem acabar atrapalhando e muito para saber se a abduçao foi real ou não, mas existem pesquisadores sérios, formados em ufologia, que divulgam casos reais. Só é uma pena que estes se perdem no meio de tantos outros casos falsos.
Bom, leitores, é isso aí. Sintam-se a vontade para contar seus casos de abduções nos coments..

sábado, 8 de dezembro de 2012

Os Illuminati

Hoje em dia quando se fala de conspiraçoes, é fácil se lembrar dos Illuminati. As pessoas criam várias teorias a respeito de uma das sociedades secretas mais famosas do mundo. O caso é que já não se tem notícia deles há mais de um século. Porém com o livro de Dan Brown, "Anjos e Demônios" eles se tornam cada vez mais conhecidos... Mas quem foram os Illuminati? Será que eram loucos assassinos ou apenas homens da ciência tentando fugir da opressão católica? Dado que "Illuminati" significa literalmente “"os iluminados"” em latim, é natural que diversos grupos históricos, não relacionados entre si, se tenham autodenominados de "Illuminati". Frequentemente, faziam isso alegando possuir textos gnósticos ou outras informações arcanas (secretas) não disponíveis ao grande público. Vale lembrar que há teorias que dizem que GAlileu GAlilei era um Illuminatus. E que depois de ter sido decretada sua prisão domiciliar os Illuminati se tornaram mais agressivos. Resta saber se é verdade. Porém apesar das evidências, faltam provas. Conta a história que eram apenas um grupo de cientistas tentAndo discutir suas ideias e expor suas opiniões em paz. Mas o que fez estes homens se tornarem foco de mistério e medo ainda é bem confuso. Conhecidos por serem muito inteligentes, os Illuminati criaram várias formas de proteger seus segredos. E como tinham! A simbologia Illuminati é muito rica. Mas... Será que ainda existe algum Illuminatus vivo? Bom, sabemos que ao se tratar dos Illuminati, o caso é complexo e precisa de muito estudo antes de tirar qualquer conclusão. Talvez ainda haja um ou mais destes homens da ciência andando por aí...Esperando o que? Quem sabe... Talvez as pessoas estejam esperando que eles dêem as caras com uma pirâmide tatuada na testa e uma bomba na mão confessando serem os autores dos atos terroristas mais sombrios... Porém deveríamos nos preocupar mais com outras coisas e outros inimigos. E você leitor, o que acha sobre essa já não tão secreta sociedade?

Fim do mundo em 2012

Com toda essa euforia pela chegada da data 21/12/2012, o "fim do mundo" é o assunto principal entre a maioria das pessoas. Algumas dizem que é besteira, outras tentam ganhar dinheiro com tudo isso, e alguns até constroem abrigos, enterram comida na mata ou ainda se apegam a fé que tem em líderes religiosos que prometem salvá-las da destruição eminente. Mas... A grande pergunta é: será isso tudo verdade? Astrônomos e cientistas afirmam que o mundo não irá acabar num futuro próximo, até a Nasa já interveio tentando acalmar a população. Mas e quanto a todas essas teorias sobre fim do mundo e calendário maia? Me lembro como se fosse ontem da passagem do ano de 2000. Fiquei realmente com medo, pois era uma criança de dez anos. Mas hoje, com meus 22 aninhos posso lhes afirmar, caros leitores, que não há motivos para a nossa adorada Gaia (Terra) ser destruída por completo ou se tornar inabitavel. O que acontece é que as pessoas vêem terror em tudo. E por incrível que pareça, elas tem uma necessidade de ver e vivenciar coisas estranhas e macabras para terem assunto. Pensemos um pouco... Por que diabos um planeta como a Terra seria destruído? Temos tantas coisas não somente belas como úteis também. Só revendo o porque disso ter começado. Eljulho, líderes maias latino-americanos foram a Los Angeles para tentar explicar essa confusão toda. E eles disseram que o que vai ocorrer é o fim de um período do calendário e o começo de outro. De acordo com o calendário maia, este ano será marcado por uma mudança de ciclo que foi iniciada há 5.125 anos, o chamado baktunes", disse à agência Efe Marte Trejo, historiador e astrôno "Essa confusão foi provocada por alguns meios de imprensa e por algumas pessoas que não souberam explicar ao certo sobre o que é realmente a visão de mundo dos maias", completa Xicum. "Na mudança de ciclo que ocorrerá em dezembro haverá uma nova escalação de astros que pode gerar mudanças no clima, mas não sabemos a que extremo", indicou María Eugenia. Já José Loria, outro líder maia no Iucatã, disse à agência Efe que a conclusão do ciclo do tempo calculado pelos maias provavelmente poderá influenciar o funcionamento do planeta. "Algo no planeta está mudando porque há lugares em que nunca chovia e, hoje, chove demais, enquanto há outros lugares em que antes chovia e hoje é marcado pela seca", destacou Loria. "Essas são as mudanças de ciclos que teremos que aprender, mas isso não significa que o mundo vai acabar este año." finalizou. Bom, leitores, sinto despontar quem estava animado com o apocalipse, mas acho que o fim do mundo foi cancelado. Obs.: este texto tem conteúdo do site Terra, algumas citações.

Boas Vindas!!!

Ola pessoal. Sejam muito bem vindos ao meu blog. Este tem como objetivo abordar temas sobre conspiraçoes, sociedades secretas, teorias científicas, mas principalmente ovnis e extraterrestres. Espero que goste e sintam-se a vontade para comentar...